Comissão Técnica Independente propõe criação de central única de atendimento de INEM, SNS24 e CODU
O objetivo é tonar a resposta mais rápida e imediata.
A proposta de refundação do INEM já foi entregue ao Ministério da Saúde e defende que as chamadas de socorro para o 112 e para a linha de saúde sejam atendidas na mesma central.
A linha única deve contar com três centrais regionais, em Lisboa, Porto e Coimbra, que irão funcionar com técnicos de atendimento que fazem a triagem inicial e acionam os meios. Esta central será coordenada por um médico apoiado por profissionais de saúde capazes de garantir o aconselhamento ao doente.
De acordo com a presidente da Comissão Técnica Independente, a nova proposta visa reduzir falhas, simplificar o atendimento e garantir que os meios certos são enviados o mais rápido possível.
Uma análise feita pela comissão detetou graves problemas identificados pelas auditorias da Inspeção-Geral de Finanças e da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. Entre eles deficiências de comando, controlo e auditoria do INEM, sistemas informáticos funcionalmente obsoletos, insuficiências na formação e assimetria nos tempos de resposta e acionamento de meios.
A Comissão Técnica Independente estima que, se o novo sistema avançar, pode demorar até três anos a ser implementado.
O novo presidente do INEM deixou um alerta aos trabalhadores: quem for uma resistência à mudança não será incluído no processo. As declarações foram alvo de críticas, nomeadamente pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que alega que ninguém deve ser deixado para trás.