Donald Trump e Vladimir Putin
A confirmação é dada pelo primeiro-ministro e anfitrião do encontro, Viktor Orbán.
Donald Trump e Vladimir Putin falaram ao telefone esta quinta-feira. Depois de quase duas horas em chamada, surge a reação do presidente norte-americano.
"Acabei de concluir a minha conversa telefónica com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, e foi muito produtiva."
A par desta chamada, Viktor Orbán parece ter dado uns passos no caminho da paz e vai juntar Trump e Putin na Hungria. O objetivo é claro: falar da guerra na Ucrânia.
"O encontro planeado entre os presidentes americano e russo é uma ótima notícia para os povos amantes da paz do mundo. Estamos prontos!"
Depois de ser conhecido que dentro de uma, ou duas semanas, Trump e Putin vão estar frente-a-frente, o presidente norte-americano revelou mais detalhes sobre a conversa com o homólogo russo.
Esta chamada e confirmação de encontro acontecem no mesmo dia em que Volodymyr Zelensky já está em Washington, nos Estados Unidos, para ser recebido por Trump na Casa Branca.
A imprensa norte-americana já fez saber que Zelensky já teve encontros com empresas de segurança.
A iniciativa de Putin em dialogar e a marcação da cimeira de Budapeste por Viktor Orbán deverá levar Trump a repensar a entrega dos mísseis tomahawk, algo que certamente não agrada a Zelensky.