
O NEWS NOW defende o jornalismo livre e independente de qualquer tipo de poderes, doutrinas ou ideologias, como forma de valorização da democracia e como via preferencial da consolidação de processos de decisão política numa sociedade aberta e europeia, como é portuguesa.
O NEWS NOW defende o direito absoluto a informar e a ser informado em liberdade, como forma única e preferencial de construção e aprofundamento de uma sociedade democrática, composta por cidadãos capacitados para tomarem decisões livres e fundamentadas.
O NEWS NOW defende o jornalismo profissional alicerçado nos princípios éticos e deontológicos do jornalismo, como bem supremo para o combate à desinformação, às fake news, ao populismo e à manipulação da opinião pública, através do ruído progressivamente anárquico das redes sociais. Como bem valioso que é, o jornalismo profissional deve ser a âncora e o fundamento principal do equilíbrio financeiro das empresas nas quais constitua a principal atividade económica.
O NEWS NOW, consciente de que os laços de confiança entre quem informa e quem é informado são absolutamente fundamentais e determinantes, compromete-se a assumir e a corrigir eventuais erros decorrentes de qualquer notícia ou investigação jornalística, e reconhece o direito de resposta a qualquer pessoa cujo bom-nome e reputação seja afetado por qualquer facto errado nas suas emissões.
O NEWS NOW compromete-se a distinguir claramente os espaços de informação e de opinião, independentemente de toda a análise e interpretação das matérias informativas de forma isenta e rigorosa.
O NEWS NOW defende a língua portuguesa como valor essencial da coesão nacional, elege a defesa de ações que visem a sua difusão, ensinamento e consolidação como património comum de todos os cidadãos nacionais, independentemente de onde nasceram, qual a religião, o estado civil ou as opções da vida pública ou privada. O canal estará sempre aberto a uma visão global da comunidade de países de língua portuguesa, como espaço comum de partilhas cultuais, laborais, comerciais e outras.
O NEWS NOW abraça o destino europeu do Estado português, defende a construção europeia como forma de criação de um espaço comum de liberdade, de democracia, de bem-estar, de riqueza e de desenvolvimento científico, cultural e intelectual.
O NEWS NOW acompanha a ciência, a investigação e as inovações tecnológicas de ponta, e procura manter a sua atividade a par dos progressos civilizacionais.
O NEWS NOW continuará a investigar e escrutinar todos os poderes, de forma independente e rigorosa, mantendo a tradição livre e plural dos projetos editoriais que compõem a Medialivre, S.A. nomeadamente o Correio da Manhã, CMTV, a Sábado e outros. Prosseguirá a constante investigação e análise do crime económico, no geral, e à corrupção, em especial.
Reconhece a relevância da inteligência artificial (doravante “IA”) como auxiliar da memória digital, instrumento de arquivo, e agente de funções maquinais, e que libertará a inteligência humana para o trabalho de investigação e criação jornalísticas, onde a ética e a deontologia noticiosas são perenes e inalienáveis, sempre sob assinatura de jornalistas profissionais.
Contudo, a IA jamais estará capacitada para assinar uma notícia, entendida como o novo relevante, porque esse tipo de mecanismos pode reconhecer e criar o novo, mas jamais compreenderá, na sua complexidade global, a relevância dos acontecimentos para a comunidade de leitores e espectadores de informação.
O NEWS NOW defende a proteção das vítimas como valor supremo do jornalismo cidadão. Em particular das vítimas mais vulneráveis como os idosos, as minorias e as crianças, em crimes violentos, sexuais, ou contra a autodeterminação sexual, religiosa, pessoal ou de género.
O NEWS NOW elege a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Constituição da República Portuguesa como pilares jurídicos fundamentais da sua ação jornalística.