EUA sugerem encontro trilateral com Rússia e Ucrânia

Beatriz Ender | 21 de Dezembro de 2025 às 14:26
A carregar o vídeo ...

Ucrânia

Depois de o Presidente francês ter manifestado vontade de falar com Moscovo, Vladimir Putin garante que está pronto para dialogar com Emmanuel Macron.

"De forma construtiva" foi assim que as conversações entre os Estados Unidos (EUA) e a Rússia para alcançar a paz na Ucrânia foram classificadas pela delegação russa.

O compromisso das negociações é avançar nos esforços para chegar a uma resolução definitiva da guerra que começou com a invasão russa, em 2022.

Em Miami, na Florida, os EUA propuseram uma reunião trilateral com negociadores ucranianos e russos. Mas o líder ucraniano questiona a possibilidade de avanços substanciais nas negociações com este modelo.

Zelensky justifica que os encontros anteriores na Turquia, durante o verão, resultaram apenas em trocas de prisioneiros.

Os detalhes da nova versão do plano inicial de paz não são conhecidos, mas, segundo Volodymyr Zelensky, envolvem concessões territoriais da Ucrânia em troca de garantias de segurança ocidentais.

Enquanto isso, o Presidente da Rússia está pronto para dialogar com o homólogo francês. Quem o diz é o o porta-voz do Kremlin, depois de Emmanuel Macron ter manifestado vontade em voltar a falar com Vladimir Putin.

A Rússia continua a alegar que a 'bola' está do lado de Kiev e dos europeus, que tinham concordado com os compromissos durante as negociações com os EUA.

Enquanto as conversações prosseguem, o exército russo continua a bombardear o sul da Ucrânia. Moscovo intensificou os bombardeamentos nas últimas semanas nesta região, onde dezenas de milhares de pessoas continuam sem energia elétrica.