NOW

«Se não tivesse acabado a guerra, não havia gasolina nas bombas»

| 24 de Junho de 2026 às 15:21
A carregar o vídeo ...

NOW

Adicione como fonte preferencial no Google

Maria João Tomás abordou no NOW as estratégias iranianas de contorno às sanções através do mar Cáspio e da Nova Rota da Seda chinesa, que garantiram o abastecimento do país.

A especialista em geopolítica Maria João Tomás analisou, no NOW, a recente saída dos Estados Unidos do conflito com o Irão, impulsionada pelas políticas de Donald Trump.

Durante o espaço de comentário, a especialista focou-se nos impactos económicos para os norte-americanos, como a subida da inflação e a ameaça de escassez de combustível.

«Se não tivesse acabado a guerra, não havia gasolina nas bombas dos Estados Unidos», revelou Maria João Tomás, explicando que as empresas petrolíferas venderam as reservas disponíveis para compensar o bloqueio no Estreito de Ormuz.

Além disso, Maria João Tomás abordou as estratégias iranianas de contorno às sanções através do mar Cáspio e da Nova Rota da Seda chinesa, que garantiram o abastecimento do país.

A especialista referiu ainda a perda de confiança na economia americana e na administração de Trump, destacando que os Estados Unidos enfrentam o aumento da dívida pública, o que fortalece potências como a China.

«O país não ganhou nada com esta guerra», garantiu, sublinhando também que os curdos retiveram armamento fornecido pelas forças norte-americanas durante o conflito. Por fim, salientou as fragilidades políticas do atual mandato presidencial americano.