Chega pede audição urgente do Presidente do INEM e da ministra da Saúde

| 07 de Janeiro de 2026 às 14:40
A carregar o vídeo ...

Marta Silva

O anúncio do partido surge na sequência do caso de um homem que morreu no Seixal depois de ter ficado quase três horas à espera do socorro do INEM.

A deputada Marta Silva, do Chega, afirmou esta quarta-feira, no Parlamento, que o partido de André Ventura vai submeter "nos próximos instantes" um requerimento para a audição do Presidente e do diretor executivo do INEM, bem como da ministra da Saúde.

"Está em curso uma reorganização de urgências com os encerramentos a serem normalizados bem como a concentração de urgências. Ora, concentrarmos urgências sem existir em paralelo um reforço robusto quer de meios físicos quer de meios humanos ao nível de pré-emergência hospitalar estamos a contribuir para que mais casos como este se sucedam no curto prazo", disse a deputada Marta Silva, esta quarta-feira, em declarações aos jornalistas.

As declarações da deputada surgem após um , depois de ter esperado quase três horas pelo socorro do INEM.

Note que, na sexta-feira, o INEM anunciou o início de um novo sistema de atendimento das chamadas recebidas nos CODU (Centro Operacional de Doentes Urgentes), que prevê cinco níveis de prioridade (emergente, muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente), à semelhança da triagem usada nos hospitais.