Recorde aqui o perfil do novo Presidente da República António José Seguro

| 09 de Fevereiro de 2026 às 20:16
António José Seguro
António José Seguro

António José Seguro tornou-se no presidente mais votado de sempre, batendo o recorde de Mário Soares.

Dez anos depois, o Palácio de Belém tem um novo inclino. António José Seguro nasceu em Penamacor a 11 de março de 1962. Tem 63 anos e faz os 64 na semana que toma posse.

Já esteve no futebol, no atletismo, na pesca e no teatro. Com os primos, fundou o jornal "A Verdade", que o levou ao “rapto” da mulher do Presidente, em 1982, para conseguir uma entrevista a Ramalho Eanes, com sucesso.

Nesse ano, entrou em Gestão de Empresas no ISCTE. Foi desde jovem que surgiu interesse na vida política: já estava na Juventude Socialista, mas largou os estudos e, em 1990, conseguiu a liderança.

Fez parte do círculo próximo de António Guterres e foi por ele chamado para Secretário de Estado da Juventude em 1995. Quatro anos depois, as europeias levaram-no para Bruxelas, de onde voltou em 2001 para ministro Adjunto num governo a prazo.

Seguro estava à frente da bancada do PS, em fevereiro de 2005, quando Sócrates venceu as legislativas com maioria absoluta.

Foi líder parlamentar com Ferro Rodrigues e a ascensão de Sócrates isolou-o, até que este caiu, em 2011, e foi eleito secretário-geral.

Venceu as autárquicas e europeias, mas António Costa acusou de ter ganho por muito pouco, em 2014. Quando perdeu para Costa, foram os filhos quem o consularam. Maria e António, ambos na casa dos 20 anos, têm o nome dos pais.

Em Penamacor, Seguro investiu num alojamento local, produziu vinho e azeite. Começou o negócio como forma de homenagem ao pai. Comprou uma quinta, replantou, modernizou-a e hoje é para ele uma paixão.

Antes de avançar para Belém, era professor, em Lisboa, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e na Universidade Autónoma.

Foi nesta última que se licenciou em Relações Internacionais e chegou a ter de conciliar as aulas com a função de ministro. Nunca quis ser tratado de forma diferente dos colegas e quer terminar o doutoramento, que deixou a meio. António José Seguro e Maria Margarida vão celebrar as bodas de prata, em setembro, já em Belém. Casaram-se há 25 anos, com sete anos de namoro. Maria Margarida é dona de uma farmácia, mas para ela não existe cargo de primeira-dama em Portugal e estará sempre presente quando a exigência de Estado assim o justificar.

O pai de Seguro foi dono de um café, de uma papelaria e de uma tipografia, em Penamacor, onde foi vereador pelo PS. Tocava banjo numa banda de jazz. Morreu em dezembro de 2017, aos 91 anos. Já a mãe morreu aos 84 anos, dias após Seguro ter sido eleito líder do PS.

António José Seguro tornou-se no presidente mais votado de sempre, batendo o recorde de Mário Soares. Foi eleito com 66,8% dos votos contra 33,2% de André Ventura.