Sondagem dá primeiro lugar a André Ventura mas sem hipóteses à segunda volta e Gouveia e Melo cai para quinto lugar

| 18 de Dezembro de 2025 às 18:42
A carregar o vídeo ...

NOW

A amostra da Intercampus é constituída por 611 entrevistas telefónicas, que foram realizadas entre dia 12 e 16 de dezembro.

A precisamente um mês das eleições presidenciais, os portugueses têm mais certeza em quem vão votar para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa e dão o primeiro lugar a André Ventura.

É o que mostra o mais recente barómetro da Intercampus para o NOW, que coloca o líder do Chega na frente, com 18,7%. Segue assim Luís Marques Mendes, com 16,9%.

Já Henrique Gouveia e Melo (11,9%) caiu para quinto lugar, ficando mesmo atrás do candidato João Cotrim de Figueiredo (13,6%) e de António José Seguro (12,8%).

A seguir surgem os candidatos Catarina Martins (6,4%) e Jorge Pinto (4,3%), que colocaram o candidato apoiado pelo PCP António Filipe em último lugar na sondagem (3,9%).

De novembro para dezembro, o líder do Chega cresceu 2,8 pontos percentuais, ultrapassou Luís Marques Mendes, mas não descolou do social-democrata. No entanto, os dados não colocam ninguém a vencer à primeira volta e dão como mais provável que Ventura e Marques Mendes passem a uma segunda volta.

Neste frente a frente, o candidato do PSD ultrapassa o presidente do Chega com 55,8% e uma vantagem de 25,7 pontos.

A amostra da Intercampus é constituída por 611 entrevistas telefónicas, que foram realizadas entre dia 12 e 16 de dezembro.