Justiça
Filipe, de 50 anos, participou numa reconstituição do crime e disse aos inspetores que matou a vítima após uma discussão para cobrar uma alegada dívida.
Teresa de Jesus Oliveira foi agredida com uma enxada na zona da cabeça na segunda-feira. O suspeito é Filipe, um vizinho que conhecia bem a idosa. Costumava acompanhar a vítima a consultas em Braga, ia com Teresa levantar a pensão e fazia até pequenos trabalhos na casa situada em Adaúfe, no concelho de Braga.
Na quinta-feira, dois dias após o corpo da idosa ter sido encontrado, a Polícia Judiciária (PJ) fez buscas na casa do homem, de 50 anos, e avançou para a detenção. Já esta sexta-feira, o alegado homicida foi presente a juiz no Tribunal de Guimarães e ficou em prisão preventiva.
Aos inspetores da PJ, Filipe não prestou declarações formais. Ainda assim aceitou participar numa reconstituição do crime. Durante a diligência, o homem explicou como matou Teresa e disse também que na segunda-feira foi à casa, na Travessa da Ribeira, para cobrar uma alegada dívida por trabalhos efetuados.
Os dois terão discutido logo na entrada da habitação e o homem pegou numa enxada e desferiu vários golpes na idosa. Teresa ficou com o rosto desfigurado. Após cometer o crime, Filipe abandonou o local e deixou para trás a ferramenta.
Foi um outro vizinho que alertou a GNR na terça-feira por estranhar a falta de movimentação na casa onde Teresa vivia sozinha com vários cães. Os militares da GNR encontraram a vítima caída no quintal junto ao portão, já sem vida.