“A ideia de que os democratas estão adormecidos e de que não estão a fazer nada não é verdade”, diz Germano Almeida

Inês Simões Gonçalves | 06 de Novembro de 2025 às 23:51
A carregar o vídeo ...

Guerra e Paz

O especialista defendeu que o candidato democrata mais provável para as eleições presidenciais norte-americanas em 2028, neste momento, é Gavin Newsom, governador do estado da Califórnia.

O especialista em assuntos internacionais Germano Almeida, no programa Guerra e Paz, na noite desta quinta-feira, falou sobre um possível candidato para as eleições presidenciais norte-americanas, em 2028. 

Germano Almeida começou por defender que o nomeado presidencial democrata para pode ser Gavin Newsom, atual governador da Califórnia. O especialista lembrou que este é o estado norte-americano mais rico e que, se fosseum país, seria o terceiro ou quarto mais rico do mundo. É ainda um dos estados mais populosos e mais democratas dos EUA. 

“[Newsom] faz uma proposta que assume uma redistribuição do estado de modo a poder apurar os congressistas, acrescentou. 

O especialista explicou que se trata de uma medida “assumidamente pró-democrata”, que visa “compensar aquilo que os Republicanos andam a fazer nos estados que dominam”. 

Germano Almeida disse ainda que o ‘redistricting’ vai beneficiar os republicanos com os mesmos votos entre 40 e 50 congressistas. 

Newsom defende então que os estados democratas têm se seguir o exemplo e, caso não o façam, passam a ganhar em votos e a perder no Congresso. 

“Este tipo de realismo perante o que tem sido o comportamento de Trump relativamente a isto parece importante numa questão até de salvar a democracia”, afirmou Germano Almeida. 

O especialista lembrou ainda que um dos grandes apoiantes de Newsom nesta proposta é mesmo o antigo líder norte-americano Barck Obama. 

“A ideia de que os democratas estão adormecidos e de que não estão a fazer nada não é verdade”, concluiu.