Guerra e Paz
A última revisão estratégica de defesa e segurança francesa foi feita pela última vez em 2022, no rescaldo da invasão russa à Ucrânia.
A analista de Assuntos Internacionais Catarina Caria foi a convidada do programa Guerra e Paz desta terça-feira, que conta com Germano Almeida. O tema desta edição teve como questão de partida "É possível acreditar na pressão americana para defender a Ucrânia?"
Questionada sobre a avaliação da revisão estratégica de defesa e segurança francesa, Catarina Caria salientou "um adaptar aos novos tempos e às novas ameaças". A última revisão foi feita pela última vez em 2022, no rescaldo da invasão russa à Ucrânia.
"Para além da preparação em relação a ameaças híbridas, nomeadamente, cibernáuticas, há também um grande enfoque que Emmanuel Macron tem vindo a vaticinar numa verdadeira indústria de defesa francesa e, concomitantemente, europeia", explicou a especialista em Assuntos Internacionais.
Catarina Caria recordou ainda que o Presidente francês colocou a tónica no poder dissuasor nuclear, apesar de, na Europa, apenas a França e o Reino Unido possuírem este tipo de arsenal, o que aponta para uma preocupação com a Rússia.