Informação Privilegiada
O antigo ministro, no NOW, sugeriu mesmo a demissão de Ana Paula Martins.
Duarte Cordeiro esteve no programa Informação Privilegiada esta terça-feira e considerou que a saúde de urgência em Portugal está "sem controlo", uma vez que "sucedem-se casos impressionantes" de falhas no Serviço Nacional de Saúde e no INEM.
"Tudo isto revela que o Governo, perante estas circunstâncias, procura justificar cada caso, mas não aparenta ter resposta para nos dizer quando vai terminar esta sucessão de situações", disse o antigo ministro.
Segundo Duarte Cordeiro, a situação "começa a ter reações, naturalmente, políticas", com os partidos de oposição a exigirem explicações e responsabilidade política.
"A Sra. ministra está no limite. Ou tem a capacidade para mostrar que controla a situação e que estes casos vão parar, que começa a haver uma demonstração efetiva de capacidade de meios e de resposta, ou parece-me que o primeiro-ministro não tem muita alternativa se não equacionar a saída da ministra [da Saúde]", defendeu.
Além disso, "a tendência é que estes casos se agravem no verão e, portanto, se não houver agora a capacidade de agarrar a situação e mostrar controlo, não vejo em que circunstância é que a Sra. ministra possa continuar a exercer as suas funções", acrescentou.