Assembleia de apuramento oficializa resultados das eleições autárquicas na Câmara Municipal de Lisboa

Carolina Bernardo | 17 de Outubro de 2025 às 16:25
A carregar o vídeo ...

Assembleia de apuramento oficializa resultados das eleições autárquicas na Câmara Municipal de Lisboa

Em causa, estão os votos de 61 eleitores da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica que exerceram o direito de forma antecipada e que se confrontaram com um boletim sem a opção do partido Chega. Os votos nulos também foram uma das razões para o apuramento dos resultados.

A contagem dos votos em falta na freguesia de São Domingos de Benfica apurou que a CDU, representada por João Ferreira nas eleições autárquicas, encurtou a distância do partido Chega, com uma diferença de cinco votos, ao contrário dos 11 que resultaram da noite eleitoral.  

Em causa estavam os votos de 61 eleitores que exerceram o direito de forma antecipada e que se confrontaram com um boletim sem a opção do partido Chega e levou um protesto por parte da CDU, que exigiu uma recontagem. 

No entanto, este não foi o único cenário que colocou em causa a representação da Assembleia Municipal. Os votos nulos foram alvo de protesto, sobre os quais a assembleia de apuramento geral agiu e procedeu com a contagem. Para o partido de André Ventura, a principal causa recai na falta de representação do Chega nas mesas de voto. 

O Chega alega que a nulidade dos votos poderia ter sido travada se o partido alertasse o eleitor na mesa de voto para o impacto e, assim, o guiasse para a reposição do voto. A contagem aconteceu à porta fechada no palácio Galveias em Lisboa.