Ataque russo em Kiev deixa três feridos e tensão diplomática aumenta entre Ucrânia e Rússia

Beatriz Torrete | 07 de Abril de 2025 às 12:29
A carregar o vídeo ...

Ucrânia

As autoridades ucranianas também reportaram alertas para outras regiões do país, incluindo Kharkiv e Odessa, como parte de uma vaga de ataques.

Pelo menos três pessoas ficaram feridas na capital ucraniana, Kiev, após um ataque russo realizado durante a noite de domingo. O bombardeamento, que resultou em várias explosões, levou as autoridades locais a emitirem alertas de segurança para as zonas residenciais. De acordo com informações oficiais, os mísseis disparados causaram danos significativos, mas até ao momento não há registo de mortes. As autoridades ucranianas também reportaram alertas para outras regiões do país, incluindo Kharkiv e Odessa, como parte de uma vaga de ataques.

Este ataque ocorre num contexto de crescente tensão diplomática entre a Ucrânia e a Rússia. No campo militar, a Rússia afirmou ter destruído mais de 15 drones ucranianos durante a noite, a maioria dos quais foram abatidos sobre o Mar de Azov, com outros a serem destruídos nas regiões de Bryansk e na Península da Crimeia. No entanto, não houve registo de vítimas ou incêndios decorrentes desses ataques, num período em que deveria estar em vigor o cessar-fogo, de acordo com os acordos internacionais.

Enquanto os combates no terreno continuam, a Ucrânia está a preparar-se para uma missão diplomática crucial. Esta semana, uma equipa ucraniana viaja para Washington, onde vai negociar um novo acordo com os Estados Unidos. O principal ponto em discussão será a exploração de terras raras na Ucrânia, com os norte-americanos interessados em expandir as suas operações no país. O Governo ucraniano vê nesta parceria uma oportunidade para reforçar a sua economia e a sua posição estratégica no mercado global de minerais.

No plano político, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia não teria ocorrido se ele ainda fosse presidente.