Ucrânia
O ataque ocorreu um dia após Moscovo e Kiev terem realizado as primeiras negociações de paz diretas desde 2022.
Pelo menos nove pessoas morreram e quatro ficaram feridas na manhã deste sábado, após um ataque com um drone russo que atingiu um pequeno autocarro, no nordeste da Ucrânia.
As autoridades locais indicam que algumas das pessoas que seguiam no mini-autocarro estavam a ser retiradas de uma cidade na região ucraniana de Sumy, que tem estado sob ataque russo. As vítimas mortais eram maioritariamente mulheres.
A polícia nacional da Ucrânia descreveu o ataque como um "crime de guerra cínico". Já a Rússia afirmou que lançou um ataque contra uma "área de preparação militar" em Sumy.
O ataque ocorreu um dia após Moscovo e Kiev terem realizado as primeiras negociações de paz diretas desde 2022. Sem a presença de Putin e Zelensky, os países reuniram-se, esta sexta-feira, em Istambul, na tentativa de colocar um fim ao conflito.
Apesar de a reunião ter terminado sem cessar-fogo, os dois lados concordaram numa troca histórica de prisioneiros de guerra.
Após a reunião ter terminado, sem cessar-fogo, Volodymyr Zelensky agradeceu ao Presidente do Conselho Europeu, António Costa, pela preparação de novas sanções contra a Rússia, que deverá ser anunciado na próxima terça-feira.