Ataque russo faz seis feridos na Ucrânia

Madalena Simões | 22 de Agosto de 2025 às 12:56
A carregar o vídeo ...

Ataque russo faz seis feridos na Ucrânia

Kiev respondeu ao ataque russo e realizou um ataque aéreo numa estação petrolífera russa, na região de Bryansk.

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas na sequência de um ataque com drones e mísseis lançado pela Rússia esta quinta-feira, contra a região de Zakarpattia, no oeste da Ucrânia. 

Kiev respondeu ao ataque russo e realizou um ataque aéreo numa estação petrolífera russa, na região de Bryansk. No mesmo dia em que a Ucrânia intensificou a ofensiva na Rússia, o Presidente norte americano Donald Trump reforçou que será impossível a Ucrânia vencer a guerra, se não atacar o país invasor. 

Foi um dos ataques aéreos mais inesperados nas últimas semanas na Ucrânia, que teve como alvo a região de Zakarpattia, a oeste de Kiev.  

Desta vez, foi atingido um negócio norte-americano, uma fábrica de eletrónica onde cerca de 600 trabalhadores foram surpreendidos com drones e mísseis vindos de Moscovo. Alguns dos trabalhadores ficaram feridos. 

Segundo o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o ataque aconteceu foi deliberado. O Presidente da Câmara de Comércio Americana na Ucrânia, a fábrica atingida representa um dos maiores investimentos norte-americanos no país. 

O ataque acontece menos de uma semana depois dos Presidentes Donald Trump e Vladimir Putin terem estado reunidos no Alasca para discutir o conflito na Ucrânia. Com a intensificação da ofensiva russa e com cada vez mais, dificuldades em encontrar uma solução diplomática para alcançar a paz na Ucrânia, o Presidente norte-americano sugere que Kiev intensifique também a ofensiva na Rússia.  

Com a intensificação da ofensiva russa e com cada vez mais, dificuldades em encontrar uma solução diplomática para alcançar a paz na Ucrânia, o Presidente norte-americano sugere que Kiev intensifique também a ofensiva na Rússia. Numa publicação nas redes sociais, Donald Trump descartou a hipótese de a Ucrânia ganhar a guerra sem atacar o país invasor. 

A resposta de Kiev aos ataques russos foi visível durante a noite de quinta-feira, com um novo ataque realizado pelo exército ucraniano contra uma estação petrolífera russa, na região de Bryansk. O ataque acabou por causar perturbações no funcionamento de uma das maiores redes de oleodutos de petróleo bruto do mundo.  

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Hungria e da Eslováquia confirmaram esta sexta-feira que o fornecimento de petróleo através da infraestrutura atingida poderá ser suspenso durante pelo menos cinco dias.