Atendimentos nas urgências a estrangeiros não residentes aumentam 16,5% em dois anos
O número de partos aumentou quase o dobro no mesmo período.
A pressão no Hospital São José não vem apenas de quem vive em Portugal. Entre 2023 e 2024, a maioria episódios nos serviços de urgência envolveram estrangeiros, sobretudo da América do Sul e da Europa Ocidental.
Na urgência geral, os cidadãos são maioritariamente do Brasil, França, Estados Unidos e Alemanha. Doença e acidentes pessoais são os principais motivos.
O número de atendimentos de estrangeiros não residentes no país cresceu 16,5% em apenas dois anos. De acordo com a Inspeção-Geral da Saúde, que analisou a atividade no hospital, no ano passado, foram atendidos nas quase 15 mil não residentes no país.
Relativamente aos partos de não residentes houve um aumento de mais do dobro de um ano para o outro. O número passou de 83 grávidas em 2023 para 188 em 2024.
Apesar do aumento, cerca de metade dos atendimentos destes utentes estrangeiros estava coberta por seguros ou acordos internacionais, permitindo ao hospital recuperar parte das despesas. Ainda assim, a faturação baixou ligeiramente de 2023 para 2024.