Castro Daire
Dois jovens suicidaram-se em apenas quatro meses. Outros quatro jovens tentaram o suicídio na mesma região.
Estas são as principais suspeitas das autoridades para a origem de dois suicídios de menores na região de Castro Daire.
A notícia, avançada pela revista Sábado, diz que os dois jovens terão tirado a vida à mesma hora da madrugada, da mesma forma, mas com quatro meses de diferença, um em maio e outro em setembro.
Dias depois do começo do ano letivo, os pais de Gonçalo encontraram o jovem de 16 anos já sem vida, numa zona de arrumações perto do quarto do menor.
O telemóvel, já apreendido pelas autoridades para as investigações, estava já sem bateria quando o corpo de Gonçalo foi encontrado, mas existem suspeitas de que terá sido usado para gravar o momento do suicídio.
Apesar dos esforços dos pais e do INEM, o menor não conseguiu ser reanimado.
Dias depois da morte de Gonçalo, quatro outros colegas planearam seguir o exemplo do menor, mas o plano foi detetado a tempo pela mãe de um dos jovens.
Numa mensagem final que enviou aos colegas, Gonçalo pede para que não guardem rancor ou raiva dele, e que foi com estes colegas de turma que passou os seus melhores momentos, apesar do bullying que sofria.
Marisa Pinto, psicóloga de alguns alunos da escola onde os menores estudavam, afirma que o tema tem surgido em todas as sessões com os colegas de Gonçalo.
A psicóloga alerta para a possibilidade da existência de alguns jogos menos controlados, na plataforma Roblox, que podem vir a influenciar jovens a cometer este tipo de atos.
As suspeitas de que a plataforma esteja a ser usada para manipular os mais jovens não é utilizada apenas em Portugal.
Já em setembro, o jornal norte-americano New York Times alertou para os mais 20 casos judiciais já colocados sobre a plataforma, que é acusada de auxiliar o suicídio de diversos adolescentes.