Guerra e Paz
No NOW, a analista em assuntos internacionais acrescentou que as forças militares ucranianas têm conseguido resistir às ofensivas russas.
A analista em assuntos internacionais Catarina Caria foi a convidada do programa Guerra e Paz desta terça-feira, da autoria de Germano Almeida. Perante os avanços do exército russo na região ucraniana de Pokrovsk, a analista afirmou que a incursão do Kremlin serve para "depois conseguir controlar toda a região de Donestk", o objetivo inicial de Moscovo.
"Como nós sabemos, uma das condições [da Rússia para um cessar-fogo] era a cedência desta mesma região à Rússia. E, portanto, há claramente aqui um alvo estratégico", afirmou.
Do outro lado, Catarina Caria garantiu que as forças militares ucranianas têm conseguido resistir às ofensivas russas, demonstrando "grande resiliência" perante os avanços do inimigo.
"É uma zona muito estratégica em termos militares e a nível de recursos. Portanto, quanto mais cercada e quanto mais vazia esta região [Pokrovsk] se for tornando, mais real ficará a ameaça da Rússia a assumir o controlo de Donetsk", concluiu.