Barragens do Algarve aumentaram de forma significativa as reservas de água devido à precipitação abundante dos últimos dias

| 16 de Março de 2025 às 11:47
A carregar o vídeo ...

Barragens do Algarve

Por essa razão, pela primeira vez desde 2018, as barragens de Odeleite e do Beliche poderão ser brevemente alvo de descargas controladas.

O impensável aconteceu. A chuva que tem vindo a cair nos últimos dias no sul do país encheu as barragens de tal forma, que há duas décadas que as barragens no Algarve não tinham tanta água acumulada.

No total, as seis albufeiras da região têm agora uma disponibilidade hídrica de 297 hectómetros cúbicos.

As bacias hidrográficas de Odeleite e do Beliche atingiram a cota máxima, estando perto dos 90% da sua capacidade.

Devido à elevada quantidade de água acumulada, há uma forte possibilidade de ser feita uma descarga preventiva nas barragens do sotavento, para a regularização da massa de água armazenada.

Nesse sentido, o Município de Castro Marim emitiu um comunicado no qual informa que a abertura das comportas irá provocar um grande fluxo de água podendo, em alguns locais, galgar as suas margens e inundar terrenos.

Por essa razão, a proteção civil recomenda que a população adote algumas medidas preventivas, tais como: remover das zonas inundáveis veículos e equipamentos, fixar estruturas que possam eventualmente ser arrastadas e não circular nas zonas inundadas ou em risco iminente de inundação.