BE diz que lei dos estrangeiros “arrasa princípios de humanismo”; IL defende que consegue “acomodar melhor as limitações que tinha”

Inês Simões Gonçalves | 30 de Setembro de 2025 às 22:14
A carregar o vídeo ...

Frente a Frente

Joana Mortágua (BE) e Jorge Miguel Teixeira (IL) estiveram Frente a Frente no NOW.

Joana Mortágua (BE) e Jorge Miguel Teixeira (IL) estiveram Frente a Frente no NOW na noite desta terça-feira e falaram sobre a aprovação da lei dos estrangeiros no parlamento. 

Joana Mortágua começou por defender que a lei aprovada pelo Chega e pela AD, que foi chumbada pelo Tribunal Constitucional e que “chamava à imigração ‘irregular’”, continua a fazê-lo. 

“É uma lei que arrasa princípios de humanismo, que trata os trabalhadores como párias, mas, ao mesmo tempo, garante todos os privilégios, inclusive o reagrupamento familiar, que aqui é considerado um privilégio. No caso dos vistos gold, é considerado um direito”, criticou. 

Por sua vez, Jorge Miguel Teixeira disse que a Iniciativa Liberal “conseguiu sempre falar com o Governo” e entende que as alterações à lei conseguiram “acomodar melhor as limitações que tinha”. 

“Da nossa parte, o que interessa é que, finalmente, conseguimos concluir este processo. Esta lei já é consentânea com as objeções que foram apresentadas pelo Tribunal Constitucional e, portanto, podemos seguir em frente”, explicou.