EUA

Biden acusa Governo Trump de enfraquecer a Segurança Social dos EUA

Maria Peleira Gouveia | 16 de Abril de 2025 às 16:04
A carregar o vídeo ...

Joe Biden

Segundo Biden, a administração atual tem vindo a enfraquecer o sistema, com consequências visíveis para quem dele depende.

Joe Biden surgiu, esta quarta-feira, em público pela primeira vez desde que deixou a presidência, num discurso marcado por críticas duras à administração de Donald Trump. Sem nunca referir diretamente o nome do Presidente, Biden acusou o actual governo de "pegar num machado" para cortar a Segurança Social norte-americana.

O antigo chefe de Estado falou durante um evento dedicado aos direitos das pessoas com deficiência, no qual sublinhou que “a dignidade é um dos principais valores dos Estados Unidos”. Foi precisamente em nome dessa dignidade que criticou o que descreveu como sendo um ataque frontal às políticas sociais do país.

A principal acusação centrou-se na gestão da Segurança Social, a agência federal responsável pela distribuição de pensões públicas e benefícios por invalidez a mais de 68 milhões de beneficiários.

Segundo Biden, a administração atual tem vindo a enfraquecer o sistema, com consequências visíveis para quem dele depende.

Entre as queixas mais frequentes dos beneficiários estão os longos tempos de espera no atendimento telefónico, agravados por interrupções recorrentes no portal digital de benefícios.

A resposta da Segurança Social não tardou. Através da sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter), acusou Joe Biden de "mentir aos americanos", refutando as críticas e garantindo estar a trabalhar para melhorar os serviços.

Ainda assim, a polémica adensou-se com a revelação de um plano para o despedimento de sete mil trabalhadores e a imposição de medidas mais rigorosas de verificação de identidade para os beneficiários. Adicionalmente, a agência esteve recentemente envolvida num processo controverso que permitiu ao Departamento de Eficiência Governamental — liderado por Elon Musk aceder a números de Segurança Social e outras informações pessoais de cidadãos norte-americanos.