Bloco de Esquerda e Chega vão apresentar propostas de comissão de inquérito sobre incêndios

| 25 de Agosto de 2025 às 19:41
A carregar o vídeo ...

Bloco de Esquerda e Chega vão apresentar propostas de comissão de inquérito sobre incêndios

O Presidente da República já afirmou que é preciso mais sensibilidade para com o interior do país.

Depois do funeral da quarta vítima dos incêndios em Portugal, o Presidente da República deixou agradecimentos, tanto a populares como a operacionais, pelos esforços no combate às chamas. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que é preciso haver mais sensibilidade para investir em infraestruturas no interior do país. 

O Presidente promulgou este sábado as medidas aprovadas pelo Governo para os apoios extraordinários à população afetada pelos incêndios. André Ventura afirmou que estas medidas são “insignificantes”. 

André Ventura visitou as zonas afetadas pelos fogos na região de Pedrógão Grande, e anunciou os planos do partido em matéria de prevenção de incêndios. Disse ainda que os fogos são "altamente suspeitos" e que o negócio da madeira deve ser investigado pelo parlamento.

 Já o secretário-geral do PS, que começou esta segunda-feira uma ação onde vai percorrer a Estrada Nacional 2, denunciou que há dinheiro que está a ser desviado de políticas florestais para outras áreas. José Luís Carneiro falou em estrangulamentos e assimetrias no ordenamento do território, ao qual deixou críticas. 

Também à esquerda, Mariana Mortágua criticou as políticas de ordenamento do território que têm vindo a ser seguidas. A coordenadora do BE está a visitar zonas afetadas pelos incêndios e anunciou que o partido vai apresentar uma proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o combate aos fogos. 

Filipe Sousa, deputado único do partido Juntos Pelo Povo (JPP), foi o primeiro a apresentar uma proposta de comissão de inquérito em matéria de incêndios. 

Entretanto a Assembleia da República já aprovou a realização, na quarta-feira, de um debate extraordinário com o primeiro-ministro.