Bombeiros esperam 58 minutos pelo INEM: “Utilizaram um número interno”, justifica ministra da Saúde

Inês Simões Gonçalves | 18 de Junho de 2026 às 21:22
A carregar o vídeo ...

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins

Adicione como fonte preferencial no Google

Ana Paula Martins explicou que “não houve atraso no socorro”, mas que “houve um tempo que não é [...] normal”.

Um homem com uma fratura na perna e os bombeiros de Arruda dos Vinhos esperaram 58 minutos até que o INEM atendesse uma chamada telefónica na linha usada para chegar ao centro de orientação de doentes urgentes. A ministra da Saúde justificou o atraso com o facto de os profissionais não terem utilizado a linha comum do 112. 

Ana Paula Martins explicou que “não houve atraso no socorro”, mas que “houve um tempo que não é [...] normal”. 

“Temos os tempos bem definidos, são tempos muito exigentes [...]. O que se passou concretamente nesse caso [...] e que utilizaram um número interno”, acrescentou. 

A governante destacou a necessidade de “literacia nesta área”: “Temos de nos ajudar para que o sistema de emergência médica funcione cada vez melhor”, afirmou.