Brad Pitt emite comunicado após mulher ter sido enganada por burlões que se fizeram passar pelo ator

Sandro Bettencourt | 16 de Janeiro de 2025 às 18:32
A carregar o vídeo ...

Anne

A polícia está atualmente a investigar a fraude, que deixou a vítima no hospital com uma depressão.

Anne tem 53 anos e é uma das mais recentes vítimas das burlas concebidas através de inteligência artificial. A mulher francesa, designer de interiores, foi enganada por um burlão que lhe enviava mensagens e fotografias do ator Brad Pitt geradas por inteligência artificial.

Depois de estabelecer uma relação com a vítima e de a pedir em casamento, o burlão enviou fotografias falsas que mostravam o ator de Hollywood no hospital, a lutar, alegadamente, contra cancro nos rins.

Depois de ganhar a confiança total da vítima, que acreditava estar a viver um romance com Brad Pitt, o burlão justificava o pedido de elevadas somas de dinheiro para o tratamento, com a desculpa de que a ex-mulher, Angelina Jolie, teria congelado as suas contas bancárias.

Apesar de ter algumas dúvidas, Anne foi tranquilizada pelo "médico" da falsa estrela, que lhe enviou um e-mail a explicar que Pitt estava atualmente a lutar contra a doença. Foi então que Anne transferiu cerca de 800.000 euros para uma conta na Turquia.

Foi só no verão de 2024 que Anne se apercebeu de que a pessoa por detrás da conta não era Brad Pitt, depois de ter visto na Internet fotografias da estrela de cinema com a nova namorada, Inês de Ramon.

Anne chegou a dar uma entrevista à TF1, onde contou a sua história em primeira mão. Ainda assim, a vítima queixa-se da forma como a entrevista foi editada e culpa a estação de televisão pelo facto de depois ter sido vítima de bullying na Internet.

Os representantes de Pitt responderam à situação, que se tornou viral em França e motivou um violento cyberbullying contra a vítima.

Em setembro de 2024, uma fraude semelhante visou duas mulheres espanholas que eram fãs do ator. Na altura, foram detidas cinco pessoas e o montante da burla ascendeu a 340.000 euros. 

A polícia está atualmente a investigar a fraude, que deixou Anne no hospital com uma depressão. Até ao momento, ainda não foi possível apurar se Anne conseguiu recuperar parte dos fundos perdidos.