Broadcom
A empresa entrou em dezembro no exclusivo clube das "trillion-dollar babies", com uma capitalização bolsista superior a um bilião de dólares.
Longe vão os tempos das Fang, o primeiro acrónimo a vingar em Wall Street para as grandes tecnológicas. Foi cunhado em 2013 e representava as quatro tecnológicas com melhor desempenho bolsista: Facebook, Amazon, Netflix e Google.
Mas, com o rápido crescimento deste setor, não demorou a haver acréscimos à lista. Em 2017 juntava-se mais uma empresa do setor ao grupo, a Apple, com o acrónimo a conquistar mais um a.
Mas havia analistas que consideravam que a Microsoft e a Tesla também deviam constar, pelo que rapidamente o Faang+ ganhou popularidade. Entretanto, foram surgindo novas alterações para atender às mudanças ocorridas. Em 2015, a Google tinha passado a assumir o nome de Alphabet em bolsa (que é a casa-mãe da plataforma do motor de busca), em 2021 o Facebook passou a denominar-se Meta Plattforms, e a Microsoft ganhou domínio no palco da computação na nuvem, pelo que surgiu a versão mais atualizada: Mamaa.
A Nvidia começou a emergir com uma das cotadas com melhor desempenho no mercado tecnológico, muito à conta do entusiasmo em torno da inteligência artificial e, em 2023, o termo "sete magníficas" conquistou o mundo financeiro.
Essas sete empresas – Apple, Microsoft, Alphabet, Amazon, Tesla, Meta e Nvidia –, também conhecidas como as "mag seven", e estão entre as principais constituintes do Nasdaq, mas há uma oitava cotada, a Broadcom, que se tem destacado bastante, o que levou agora à criação de um novo acrónimo para a incluir: Batmmaan.
A fabricante de chips tem registado um forte crescimento dos lucros, numa altura em que beneficia da procura crescente por infraestruturas para aplicações de inteligência artificial generativa e isso trouxe-lhe frutos também em bolsa: na sessão de 13 de dezembro, a Broadcom foi a oitava tecnológica norte-americana a entrar no seleto clube de quem alcança um valor de mercado superior a um bilião de dólares – as chamadas trillion-dollar babies.
As Batmmaan poderão, assim, vir a ser o próximo acrónimo a cativar o mundo financeiro, já que inclui as oito cotadas norte-americanas mais valiosas – e todas elas tecnológicas, o que diz muito sobre o setor.