Vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia
A autarquia vai também homenagear o guarda-freio, André Marques, que morreu na sequência do descarrilamento.
O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, anunciou esta segunda-feira que vai criar um fundo de apoio às vítimas da tragédia do Elevador da Glória.
A autarquia vai também homenagear o guarda-freio, André Marques, que morreu na sequência do descarrilamento. Foi proposta a atribuição de uma rua com o nome da vítima e a criação de um memorial coletivo.
No que toca ao apoio às vítimas, vai ser criado um “portal de transparência”, onde a Câmara Municipal pode” disponibilizar toda a informação e todos os documentos que possam ser solicitados nesse âmbito”.
“É normal que haja, nesta altura, necessidade de muita informação e documentação, portanto, nós queremos responder a esse pedido”, afirmou o vice-presidente de Lisboa.
Quanto ao futuro funcionamento do Elevador da Glória, Filipe Anacoreta Correia disse que vai ser constituída uma equipa para a “conceção de um novo sistema tecnológico, evolvendo, se possível, a Ordem dos Engenheiros e o LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil]” de modo a dar “garantias inequívocas de segurança”.
As medidas foram apresentadas antes da reunião extraordinária da Câmara de Lisboa desta segunda-feira, onde se discutiram as medidas de apoio às vítimas do descarrilamento do Elevador da Glória.