Cardeal Américo Aguiar pede diálogo e equilíbrio nas alterações à lei dos estrangeiros

Inês Simões Gonçalves | 26 de Setembro de 2025 às 23:09
A carregar o vídeo ...

Informação Privilegiada

O cardeal pediu ainda para que “as pessoas que estão em causa” e “as que já estão a viver em território nacional” se sintam mais respeitadas.

O cardeal Américo Aguiar esteve no programa Informação Privilegiada no NOW na noite desta sexta-feira e falou sobre as alterações do Governo à lei dos estrangeiros, apresentadas esta terça-feira depois de o diploma ser chumbado pelo Tribunal Constitucional. 

O Bispo de Setúbal começou por exprimir o “desejo de que, da parte do Governo e do parlamento, haja sempre uma preocupação em entender os imigrantes, o fenómeno das migrações e que estamos a falar sempre de pessoas”. 

“A temática fica sempre a perder quando é refém da direita ou da esquerda, de preconceitos, ou de ideologias”, acrescentou. 

O cardeal pediu ainda para que “as pessoas que estão em causa” e “as que já estão a viver em território nacional” se sintam mais respeitadas. 

“Se conseguirmos encontrar um equilíbrio entre aquilo que é a parte de gerir convenientemente as expetativas de quem cá está e aquilo que significa a vida de outros para concretizar as suas vidas, é positivo”, defendeu. 

Apelou ainda ao diálogo no parlamento, “para ultrapassar aquilo que o Tribunal Constitucional chamou à atenção e que várias associações alertaram”. 

“Pedia que o legislador tivesse em conta esses diálogos, essas considerações, para que no final a lei que passe a vigorar no nosso país respeite cada vez mais as pessoas”, concluiu.