Sondagem da Intercampus
Na sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e CMTV, Manuel Pizarro é o favorito para ser Presidente da Câmara do Porto. Os dois possíveis candidatos também são considerados como as pessoas mais competentes na corrida às autarquias em causa.
Se as eleições autárquicas fossem hoje, o atual Presidente da Câmara de Lisboa voltava a vencer.
Segundo a sondagem mais recente da Intercampus, Carlos Moedas tem a preferência de mais de 54% dos inquiridos para liderar a maior autarquia do país.
Alexandra leitão, a candidata com o apoio do PS, conseguia pouco mais de 21% das intenções de voto.
Quando colocada a questão de qual é a pessoa mais competente para ser Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas leva de novo a vantagem, com mais de 46%.
A atual líder parlamentar do PS, tem a preferência de 27% dos questionados.
A imigração e a segurança devem ser temas fortes na campanha eleitoral para o município da capital portuguesa.
Quanto à segunda maior cidade do país, Manuel Pizarro, o ex-ministro da Saúde, leva vantagem nas intenções de voto.
O barómetro indica que o ex-governante tem o agrado de mais de 28% dos inquiridos. Já Pedro Duarte, o adversário social-democrata e atual ministro dos Assuntos Parlamentares, tem a preferência de mais de 24% dos questionados.
Quanto à pessoa mais competente para liderar a Câmara do Porto, Manuel Pizarro obtém 29% e Pedro Duarte fica-se pelos 26%.
Um outro dado relevante tem a ver o resultado global das eleições autárquicas.
O barómetro indica que se o PSD perder estas eleições, quase 73% dos inquiridos acha que o Governo deve continuar em funções. Apenas 13% dos questionados entende que o executivo liderado por Luís Montenegro deve cair.
As eleições autárquicas realizam-se no próximo outono.
A sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã é constituída por 638 entrevistas telefónicas a eleitores residentes em Portugal continental. A recolha de dados foi feita entre 21 e 26 janeiro deste ano. O erro máximo de amostragem para um intervalo de confiança de 95 por cento é de 3,4 por cento.