Carreço
O casal terá sofrido uma queda nas escadas e foi o próprio filho a encontrar os pais inanimados, esta quarta-feira de manhã, no chão de casa. A autópsia vai ajudar a esclarecer as causas da morte.
Os dois corpos estavam caídos ao fundo das escadas da moradia da família, na freguesia de Carreço. As autoridades acreditam que Joaquim terá sofrido uma queda quando subia as escadas e arrastou a mulher, que não conseguiu libertar-se do peso do corpo do marido.
O Núcleo de Investigação da GNR de Viana do Castelo, que esteve no local e afastou, pelo menos para já, a hipótese de crime, vai aguardar o resultado da perícia forense para concluir as circunstâncias das duas mortes. Não está afastada a hipótese de Joaquim ter sofrido uma doença súbita e ter caído pelas escadas, arrastando a mulher que estaria também a subir.
O alerta para as mortes, que têm tanto de trágicas como de insólitas, foi dado pelo filho das vítimas. O homem terá tentado contactar com os pais, mas como não obteve resposta, deslocou-se à casa. Deparou-se com o cenário de horror. Os corpos dos pais estavam prostrados ao fundo das escadas.
Antónia terá caído arrastada pelo marido e não terá conseguido levantar-se, acabando os dois por morrer. A hora a que o acidente aconteceu é incerta. Mas as autoridades apontam para que já tivesse ocorrido há algum tempo quando os corpos foram encontrados.
Os bombeiros voluntários de Viana, assim como a equipa médica da VMER foram acionados às 09h20, mas já nada havia a fazer. Os cadáveres foram removidos para a morgue do Hospital de Viana do Castelo cerca das 11h00 da manhã desta quarta-feira.
A notícia da morte dos dois idosos, que apesar da idade, continuavam a trabalhar na agricultura, causou grande consternação na freguesia de Carreço. Os vizinhos descrevem Antónia e Joaquim como um casal "dinâmico" e "sempre prontos a ajudar".