Caso Spinumviva: PS diz que se trata de uma "questão política" e PSD defende que primeiro-ministro está "agastado"

| 17 de Dezembro de 2025 às 21:46
A carregar o vídeo ...

Frente a Frente

Em relação às reações à intervenção de Luís Montenegro, Mariana Vieira da Silva criticou no NOW o "desconforto" de André Ventura. A Iniciativa Liberal também foi alvo de crítica, com André Coelho Lima a caracterizar as declarações de Mariana Leitão como "infelicíssimas".

Mariana Vieira da Silva (PS) e André Coelho Lima (PSD) estiveram esta quarta-feira Frente a Frente no NOW e falaram sobre as declarações de Luís Montenegro ao País, após ter sido divulgado que a Procuradoria-Geral da República arquivou a averiguação preventiva ao caso Spinumviva.

"Nós não devemos comentar esta dimensão judicial, que fico satisfeita que tenha terminado, sem ter em conta que as dimensões políticas foram por outras vias e nunca por vontade do próprio [Luís Montenegro], que até ao Ministério Público, aparentemente, demorou a responder", começou por dizer a socialista, reforçando que, apesar do desfecho judicial, o caso Spinumviva ainda suscita dúvidas na esfera política.

Já André Coelho Lima focou-se no discurso do primeiro-ministro aos portugueses desta quarta-feira, caracterizando-o como "agastado".

"Percebi que houve um acesso a documentos privados aos quais, como ele [Luís Montenegro] disse e bem, só haveria acesso no âmbito de um inquérito criminal normal com autorização de um juiz de instrução criminal. (...) Tudo isto é novo no espaço público e eu percebo que isso o tenha incomodado e agastado neste tempo", disse André Coelho Lima.

Em relação às reações à intervenção de Luís Montenegro, Mariana Vieira da Silva criticou o "desconforto" de André Ventura.

"Não era um desconforto de quem tinha dúvidas políticas e reconhece que o assunto está, do ponto de vista judicial, fechado. Era o desconforto de quem tem menos um elemento para arrastar tudo e todos nessa ideia de que todos somos culpados de alguma coisa", sublinhou.

A Iniciativa Liberal também foi alvo de crítica, com André Coelho Lima a caracterizar as declarações de Mariana Leitão como "infelicíssimas".

"A Iniciativa Liberal disse que esta questão não interessa nada, que foi resolvida pelo povo. Nem percebo bem em que lugar tinha a cabeça Mariana Leitão para dizer uma enormidade destas", vincou.