Guerra e Paz
A especialista em assuntos internacionais Catarina Caria foi a convidada do programa Guerra e Paz.
A especialista em assuntos internacionais Catarina Caria foi a convidada do programa Guerra e Paz desta terça-feira, que conta com Germano Almeida. O tema desta edição teve como questão de partida "Podemos acreditar na pressão de Trump sobre Putin?"
Catarina Caria foi questionada sobre se o reconhecimento por parte da Inglaterra do Estado da Palestina teve alguma relação com as declarações do Presidente francês, que também anunciou que iria reconhecer o Estado. A especialista afirmou que se tem presenciado um "aproximar das relações" entre o Presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, sobretudo na matéria de Israel e na guerra na Faixa de Gaza.
A especialista em assuntos internacionais disse que Macron e Starmer se têm aproximado "em matéria de condenação ou de evidenciar algumas das atrocidades cometidas pelas forças israelitas". Destacou que a voz francesa tem sido mais forte, mas que, em geral, as opiniões das duas figuras têm sido consonantes.
Catarina Caria defendeu ainda que "é muito simbólico o Reino Unido apresentar esta hipótese", relembrando que o prazo dado por Starmer para que Israel declare um cessar-fogo na Palestina coincide com o prazo que Donald Trump tinha dado a Vladimir Putin para terminar a guerra na Ucrânia, antes de alterar o prazo para o início de agosto.
"A própria criação do Estado de Israel tem as duas mãos, as dos Estados Unidos e as do Reino Unido, portanto, esta divergência, esta discrepância, de visão e de estratégia em relação à Faixa de Gaza e à Palestina é muito importante", explicou a especialista.