Catarina Caria afirma que Trump está “a dar uma última hipótese” à pasta da guerra na Ucrânia

| 07 de Agosto de 2025 às 00:29
A carregar o vídeo ...

Alta Tensão

A especialista NOW, no novo programa "Alta Tensão", referiu que a relação dos EUA com a Rússia está frágil.

Esta quarta-feira, no programa "Alta Tensão", a especialista NOW Catarina Caria explicou que a relação do Presidente americano, Donald Trump, com o homólogo russo, Vladimir Putin, tem estado frágil. 

Catarina Caria afirmou que Trump tem vindo a prometer tarifas secundárias à Rússia, depois de ter tido uma conversa telefónica “fatídica” para a relação com Putin.  

De acordo com a especialista, o momento da chamada foi quando Trump entendeu pela primeira vez que Vladimir Putin não tinha intenções de pôr fim ao conflito, por estar “oleado por uma economia de guerra que lhe permite continuar com as agressões em território ucraniano”. 

“[Donald Trump] impõe um prazo de 50 dias, inicialmente, depois reduzido para dez. Estamos a dois dias do término desse prazo. [...] Ainda não se sabe ao certo o que sairá deste dia 8 de agosto, mas em princípio falamos de tarifas secundárias de 100% aplicadas a todos os países que importam energia russa", explicou. 

Salientou ainda o papel da Índia, que era, até agora, um aliado contra a China. 

“Apesar da relação entre Donald Trump e [Narendra] Modi [primeiro-ministro da Índia] nem sempre ter sido a melhor, [...] a verdade é que os dois se juntavam como uma coligação para fazer frente à China”, concluiu a especialista.