"Se o Hamas não concordar com o acordo, este ‘jogo’ terminará a mal”: Catarina Caria diz que plano de Trump na Faixa de Gaza é “um ultimato”

Inês Simões Gonçalves | 30 de Setembro de 2025 às 23:55
A carregar o vídeo ...

Guerra e Paz

Catarina Caria explicou que “aquilo que tem sido preconizado pela administração do Governo israelita é que, caso o Hamas não concorde com os termos deste acordo, este ‘jogo’ terminará a mal”.

A especialista em Assuntos Internacionais Catarina Caria foi a convidada do programa Guerra e Paz desta terça-feira, que conta com Germano Almeida. O tema desta edição teve como questão de partida ‘O plano de paz de Trump para Gaza é para levar a sério?’ 

A especialista começou por dizer considera o plano um “ultimato”. Catarina Caria explicou que “aquilo que tem sido preconizado pela administração do Governo israelita é que, caso o Hamas não concorde com os termos deste acordo, este ‘jogo’ terminará a mal”. 

“[O ‘jogo’] terminará com força, que é apoiada pelos Estados Unidos. Donald Trump vai apoiar esta incursão militar em Gaza caso o Hamas não concorde com os termos do acordo”, acrescentou. 

Catarina Caria disse ainda que este plano é "a última oportunidade para uma negociação séria”. 

“Aquilo que está pressuposto neste acordo é o cessar imediato das hostilidades e a entrega, num prazo máximo de 72 horas, dos reféns israelitas em troca dos reféns de Gaza”, afirmou. 

No entanto, a especialista lembrou que Benjamin Netanyahu não concorda com tudo o que está no plano de Trump.  

“Houve algumas deturpações, nomeadamente, a nível da presença de Israel na Faixa de Gaza e da anexação da Faixa de Gaza em território israelita”, concluiu.