Cavaco Silva alerta para “qualificações específicas” do cargo de Presidente da República
Num artigo de opinião, o antigo Presidente da República diz que existem regras e procedimentos que devem ser seguidos
O antigo Presidente da República Cavaco Silva disse, num artigo de opinião publicado no jornal “Expresso”, para os eleitores serem rigorosos na escolha dos candidatos ao próximo mandato.
Aníbal Cavaco Silva não disse quem deixaria de fora das corridas presidenciais, mas refere que existem qualidades que um chefe de Estado tem de ter para ser um bom Presidente.
Para Cavaco Silva, é necessário ter experiência política, conhecimento das tarefas de governação, coragem e persistência. Considera ainda que nem todos os candidatos apresentam estas qualificações.
"Será que todos os candidatos a presidente que já se perfilam possuem a experiência política (...) ou os atributos pessoais para promoverem a magistratura de influência que o país vai precisar nos próximos cinco anos e para atuarem em caso de crise grave ou situações lesivas do superior interesse nacional?", escreveu.
Diz, por fim, que "falar é fácil mas fazer é bem mais difícil".
Sem nunca referir quem apoia na corrida à presidência, Aníbal Cavaco Silva disse que, em campanha, os candidatos podem prometer tudo, mas que todos sabem que o papel do presidente não é legislar ou executar políticas.