Cellnex
Em entrevista ao Negócios, João Osório Mora, diretor-geral em Portugal, aponta a cobertura "indoor" de comunicações móveis como uma área de crescimento.
A Cellnex entrou em Portugal em 2020, com a compra das torres móveis da Altice Portugal, estendendo a sua operação meses mais tarde com a aquisição das antenas da NOS. Atualmente, soma quase sete mil sites, incluindo os que estão em fase de implementação, e três clientes contando já com a Digi.
Face à dimensão do país, a subsidiária do grupo espanhol de torres de telecomunicações procura novas formas de crescer.
Além de querer mais eficiência, nomeadamente aumentando o número de clientes por antena, João Osório Mora revela ao Negócios que vai diversificar o portfólio de negócios, nomeadamente através de uma solução alternativa ao wi-fi.
A empresa quer substituir a atual tecnologia que permite conectar vários dispositivos à internet sem cabos. João Osório Mora diz que o wi-fi é uma tecnologia que tem um alcance muito curto e com restrições em termos de segurança da própria informação.
A solução da Cellnex consiste em equipamentos que, no fundo, trazem a rede móvel para dentro de portas garantindo a conectividade já há cerca de 400 soluções instaladas. O objetivo será passar para 800 até 2027.
É um negócio que nunca será o principal na atividade da gestora de infraestruturas de telecomunicações, mas o CEO tem a ambição de que seja possível duplicar o peso desta solução para 10% da faturação nos próximos dois anos, incluindo em Portugal.