Centenas de milhares de ucranianos ficam sem energia depois de ataques russos

Beatriz Ender | 21 de Outubro de 2025 às 13:00
A carregar o vídeo ...

Centenas de milhares de ucranianos ficam sem energia depois de ataques russos

Pelo menos três pessoas, incluindo um adolescente, ficaram feridas na sequência de ataques ucranianos em duas regiões da Rússia.

Mais de 90 drones foram lançados pela Rússia em várias zonas da Ucrânia. O ataque atingiu uma infraestrutura energética e deixou centenas de milhares de pessoas às escuras no norte do país.  

A Ucrânia tem sido alvo de ataques russos que visavam instalações de energia e infraestruturas ferroviárias. 

Do outro lado, a Ucrânia lançou um ataque massivo em duas regiões da Rússia. Perto de Moscovo, dois prédios ficaram destruídos e vários carros ficaram danificados. Já próximo da fronteira com a Ucrânia, em Rostov, um prédio residencial, uma clínica médica, lojas e várias casas ficaram também danificadas. 

Entretanto, a Polónia fez uma advertência ao Presidente russo e aconselhou Vladimir Putin a não atravessar o espaço aéreo polaco, no caminho da cimeira para a Hungria, sob pena de ser preso. 

Na semana passada Donald Trump tinha anunciado que planeava encontrar-se com Putin na capital húngara, Budapeste, como parte dos esforços para negociar o fim da guerra na Ucrânia. 

Em 2023, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra Putin, acusando-o do crime de guerra de deportar ilegalmente centenas de crianças da Ucrânia. O mandado obriga os Estados-membros do Tribunal a prender Putin, caso o presidente russo entre nos territórios.  

A Rússia não reconhece a jurisdição do Tribunal e nega as acusações. 

A Hungria, que mantém relações cordiais com a Rússia, já garantiu que permitirá a entrada de Putin para a cimeira.