Kaja Kallas
Kaja Kallas eferiu ainda que a Rússia tem vindo a atacar a indústria europeia, incluindo empresas que apoiam a Ucrânia, recrutando criminosos para realizar ataques de sabotagem.
A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou esta quarta-feira que a Rússia representa uma ameaça direta para a União Europeia, através de atos de sabotagem e ciberataques.
“A Rússia já é uma ameaça direta à União Europeia. Está a violar o nosso espaço aéreo, a conduzir manobras militares provocatórias junto às fronteiras da União Europeia, a intercetar os nossos comboios e aviões, a atacar os nossos oleodutos, cabos de fibra óptica submarinos e redes elétricas”, alertou Kaja Kallas.
A responsável referiu ainda que a Rússia tem vindo a atacar a indústria europeia, incluindo empresas que apoiam a Ucrânia, recrutando criminosos para realizar ataques de sabotagem.
Kaja Kallas destacou igualmente que a Rússia continua a reforçar as suas forças militares e a expandir o seu arsenal nuclear. No ano passado, o país gastou mais em defesa do que toda a União Europeia em conjunto.
“Este ano, a Rússia está a despender mais em defesa do que na sua própria saúde, educação e políticas sociais, em conjunto”, concluiu.