Chuva intensa aliada à crescente impermeabilização dos solos deixa submersos 600 hectares de produção de alimentos no Vale dos Lis

| 17 de Novembro de 2025 às 16:40
A carregar o vídeo ...

Vale do Lis

Causou um prejuízo que os agricultores calculam que seja de um milhão e meio de euros.

O valor acumulado da chuva dos últimos dias daria para cinco centímetros de altura de água no Vale do Lis, mas os terrenos agrícolas têm dois metros de altura de água. Com os terrenos submersos, está em causa cultura do arroz, mas também do milho, hortícolas e até da fruta.

Há 600 hectares submersos, sobretudo na Carreira, Monte Real, Carvide, Amor e Ortigosa e os agricultores calculam um prejuízo nas culturas de um milhão e 500 mil euros. As sete bombas do sistema de drenagem estão a funcionar a cem por cento, mas não estão a conseguir escoar toda a água.

A impermeabilização dos solos à volta do perímetro hidroagrícola está a levar a água diretamente para o Vale do Lis - dizem os agricultores -, que reclamam a criação de bacias de retenção e de poços de infiltração para alimentar os aquíferos, para que não haja água a mais no Inverno e depois não venha a faltar no verão.