Cidadão russo residente em Lisboa está desaparecido desde segunda-feira

| 19 de Setembro de 2025 às 13:01
A carregar o vídeo ...

Mikhail Gordeev

A PJ já investiga o caso. Hipótese de sequestro ou de homicídio estão em cima da mesa.

Mikhail Gordeev, de 32 anos, é designer de mobiliário e vive em Lisboa com o marido, ambos legalizados em Portugal. Desde o início da semana que não atende chamadas nem responde a mensagens de amigos e familiares.

Na última segunda-feira tinha encontro marcado na zona do Marquês de Pombal, mas nunca apareceu. A preocupação aumentou quando amigos conseguiram seguir o sinal do telemóvel em três locais diferentes: Mafra, Loures e, já em Lisboa, no Saldanha.

Foi precisamente aqui que foram encontrados objetos pessoais do russo, incluindo uns auscultadores.

Na terça-feira, o marido apresentou queixa na PJ. A investigação foi entregue à secção de homicídios de Lisboa. Fontes ligadas ao processo garantem que nada está descartado: desde o desaparecimento voluntário a cenários mais graves, como sequestro ou mesmo homicídio.

Mikhail e o companheiro são conhecidos por ajudarem outros cidadãos russos a legalizar a situação em Portugal. Essa vertente da vida do designer também está a ser analisada pelos inspetores.

A denúncia já seguiu para o Ministério Público. A PJ recolhe agora todos os dados possíveis para tentar perceber o que aconteceu ao designer russo.