Clientes do banco Eurobic/Abanca manifestam-se devido a falhas de segurança que levaram à perda de milhares de euros
Os clientes afirmam terem perdido o dinheiro em transferências bancárias (através do 'homebanking') que garantem não ter autorizado e exigem a responsabilização do banco e o ressarcimento dos valores.
Duas dezenas de clientes do banco Eurobic/Abanca, de vários pontos do país, concentraram-se na manhã desta segunda-feira nas Caldas da Rainha, junto à agência local, para denunciarem falhas de segurança nos meses de junho e julho que deixaram as contas vazias em milhares de euros. O banco descarta ter culpa.
Os clientes afirmam terem perdido o dinheiro em transferências bancárias (através do 'homebanking') que garantem não ter autorizado e exigem a responsabilização do banco e o ressarcimento dos valores.
O Eurobic/grupo Abanca argumenta que os movimentos foram realizados com recurso às credenciais de acesso ao serviço que são apenas do conhecimento dos clientes. Indica que, “segundo as auditorias internas realizadas, estes crimes não resultam de qualquer falha ou vulnerabilidade dos sistemas informáticos do banco, mas sim de esquemas externos cada vez mais sofisticados, que utilizam anúncios falsos, sites fraudulentos (através de phishing), SMS e chamadas telefónicas enganosas”.
Sublinha tratar-se de “um fenómeno transversal crescente, cuja sofisticação e impacto têm vindo a aumentar em todo o setor financeiro, em Portugal e a nível internacional”.
Sem respostas concretas para resolver o problema dos clientes, vão existir mais protestos. Os clientes avançam também com procedimentos criminais e esperam que o Ministério Público desencadeie uma investigação que apure responsabilidades.