
Engate que ligava as duas carruagens partiu-se devido a uma falha de manutenção.
Um comboio Intercidades da CP que circulava entre Lisboa e o Algarve ficou, esta segunda-feira, sem uma carruagem devido à quebra de engates. Devido ao incidente, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) revelou que já foi instaurada uma investigação para apurar os contornos do incidente.
Segundo o jornal "Público", o comboio Intercidades saiu da estação do Oriente, em Lisboa, pelas 14h02, em direção a Faro, onde devia chegar pelas 17h35. Entre a zona de Grândola e Canal Caveira, o engate utilizado para ligar as duas composições acabou por se quebrar, devido a uma falha de manutenção.
Quando existe uma rotura na conduta geral que liga todas as carruagens, o sistema, de forma automática, causa a imobilização do comboio. Neste sentido, o Intercidades ficou parado na via, o que levou à suspensão da circulação até às 18h00 entre Grândola e o Canal Caveira.
O comboio e a carruagem foram depois rebocados até à estação de Grândola com o apoio de um comboio de mercadorias. Não há registo de feridos.