Comentador televisivo envolvido em escândalo de assédio sexual no Paquistão

| 09 de Março de 2025 às 13:35
A carregar o vídeo ...

Tiago Ferreira Lopes

A queixa chegou a ser aceite pela direção do instituto, mas nunca foi aberto inquérito.

Um comentador de televisão e professor universitário, Tiago Ferreira Lopes, está envolvido num escândalo de alegado assédio sexual a alunos no Paquistão.

Questionado sobre as acusações pelo Correio da Manhã, Tiago Ferreira Lopes respondeu que estas "nasceram de uma mentira contada por um funcionário paquistanês do instituto universitário" que tentou "extorquir dinheiro". O comentador de televisão garantiu que se tratou de uma vingança por não ter cedido e revelou estar tranquilo.

O caso remonta a 2018, quando o professor universitário lecionava no Institute of Business Administration, em Carachi, no sul do Paquistão.

A denúncia apresentada dizia que o comentador de Política Externa convidada os alunos para o próprio quarto, onde lhes oferecia vinho e propunha trocar práticas sexuais com os estudantes por melhores notas.

A queixa chegou a ser aceite pela direção do instituto, mas nunca foi aberto inquérito.

As suspeitas também não foram comunicadas às autoridades paquistanesas.

Um jornal local, citando uma fonte anónima ligada à instituição, garantiu que existiam provas do assédio sexual em imagens de videovigilância do campus universitário e mensagens de telemóvel.

Passado cinco anos a trabalhar naquele estabelecimento de ensino, o professor universitário acabou por abandonar o Paquistão em fevereiro de 2018. Quando foi questionado sobre o regresso daquele país, Tiago Ferreira Lopes desmentiu que tenha sido "à pressa". Justificou a decisão com cansaço e necessidade de apoiar um familiar.

Tiago Ferreira Lopes é atualmente professor e investigador na Universidade Lusíada e tem presença assídua na "CNN Portugal".