Comité Internacional da Cruz Vermelha avisa que libertação dos reféns em Gaza vai ser difícil
O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse a libertação dos reféns israelitas vai acontecer esta segunda-feira.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) avisou que libertação dos reféns israelitas e dos prisioneiros palestinianos vai ser difícil. A Organização diz estar a trabalhar com as autoridades israelitas e com o Hamas para garantir a segurança de todos os intervenientes.
“É sempre um grande desafio, mas parece que este é um desafio ainda maior, devido ao seu tamanho. Os nossos colegas estão a preparar-se para todos os cenários possíveis. Estamos a preparar-nos para isso, em estreita coordenação com ambas as autoridades, certificando-nos de que dispomos do máximo de pormenores o mais rapidamente possível, a fim de podermos cumprir a missão”, explicou Christian Cardon, porta-voz da CICV.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse a libertação dos reféns israelitas em Gaza deve acontecer esta segunda-feira. Há pelo menos 20 reféns que ainda estão vivos e outros 28 mortos. No dia 7 de outubro de 2023, durante um ataque terrorista do Hamas a Israel, foram 251 israelitas foram feitos reféns.
Vão ainda ser libertados 250 prisioneiros palestinianos que tinham sido condenados a prisão perpétua em Israel, além dos 1700 que foram detidos na Faixa de Gaza.