Conflito em Gaza fez 1200 mortos e mais de 200 desaparecidos em três anos

Nuno Gil Ferreira | 07 de Outubro de 2025 às 15:30
A carregar o vídeo ...

Conflito em Gaza faz três anos esta terça-feira e provocou 1200 mortos e mais de 200 feridos

Apesar das negociações de paz para pôr fim ao conflito em Gaza, os ataques israelitas não cessam.

Dois anos depois do início da ofensiva israelita em Gaza, a paz começou a ser discutida no Egito. Ainda assim, população de palestiniana sabe que nada vai trazer de volta aquilo que perderam nestes dois anos de conflito.

Apesar do cenário negro que se vive em Gaza, em Sharm El-Sheikh, no Egito, uma luz ao fundo do túnel começa a ser visível. As negociações de paz para o conflito estão a decorrer na cidade egípcia desde segunda-feira, sem muitos detalhes partilhados com o público. 

No recinto do festival Nova, em Israel, onde tudo começou, são muitas as homenagens das famílias das quase 1200 vítimas que perderam a vida nesse primeiro dia. A cerimónia de homenagem principal está a ser organizada apenas pelas famílias das vítimas. 

De acordo com a Al-Jazeera, desde o início da guerra, há dois anos, que já morreram em Gaza pelo menos 67 mil palestinianos, o que equivale a 3% da população do enclave antes de a guerra começar. 

O número é uma aproximação, tendo em conta apenas o número de pessoas que perderam a vida em hospitais, estimando-se que o valor real possa ser maior.