Confrontos violentos entre reclusos fazem três feridos na prisão de Setúbal
O NOW sabe que foram dividas entre presos a estar na origem dos conflitos violentos na cadeia.
Foi uma manhã de véspera de Natal muito atribulada na prisão de Setúbal. Pouco passava das 10 horas da manhã quando o caos de instalou dentro da prisão. Dezenas de reclusos envolveram-se em violentos confrontos, onde cerca de 30 presos foram protagonistas das cenas de violência.
A desordem ocorreu numa altura em que os guardas prisionais do estabelecimento prisional de setúbal cumprem um período de greve, na qual reivindicam a necessidade de mais homens e de melhores condições de segurança.
Devido à falta de meios, acabaram mesmo por ser chamados guardas que estavam fora de turno, para que fosse possível travar o motim.
No rescaldo, três guardas prisionais ficaram feridos, tendo mesmo um deles sido hospitalizado. O grupo de intervenção dos serviços prisionais (GISP) não foi para já chamado ao terreno, mas está em situação de alerta.
Depois de resolvida a situação os reclusos, foram levados de volta às suas celas, onde permaneceram sem ter sequer hipótese de almoçar.
O NOW sabe que os conflitos tiveram origem em dividas entre vários dos reclusos. O caos de Natal na prisão foi travado, mas os problemas de segurança e falta de pessoas mantém-se. Os representantes sindicais, esses não estão contentes com prendas oferecidas pelo Governo.