Vale dos Judeus
O segundo evadido de Vale dos Judeus já foi capturado. Fernando Ribeiro, de 61 anos, foi encontrado em Trás-os-Montes.
Cinco reclusos com a ajuda de uma escada fugiram de uma prisão de alta segurança em Portugal, numa fuga planeada quase ao pormenor.
Às 9h55, três homens encapuçados e munidos de material militar, chegaram à área externa da prisão de Vale dos Judeus.
Às 9h57 começou a evasão, sendo que esta foi uma fuga que durou quatro minutos. O último recluso passou a vedação da cadeia às 10 horas e um minuto.
Às 11h, uma hora depois de todos terem escapado, dois guardas prisionais, detetaram a fuga. Um deles reparou na escada utilizada e quatro minutos depois todos os guardas foram alertados.
O diretor interino da cadeira foi avisado e apenas às 11h18 é que o alerta chegou à GNR. De seguida, a direção-geral de reinserção e serviços prisionais soube da fuga e da identidade dos cinco evadidos.
A ministra da Justiça foi informada uma hora depois, ao mesmo tempo que a PJ.
O diretor-geral e o subdiretor dos serviços prisionais foram demitidos devido à fuga da cadeia de Vale dos Judeus cerca de três dias depois da fuga.
A ministra da Justiça determinou a abertura de nove processos disciplinares e de dois inquéritos sobre o caso de Vale dos Judeus.
Fábio Loureiro foi capturado em outubro e Fernando Ferreira foi o último a ser detido, sendo estes os dois homens portugueses entre os evadidos de Vale dos Judeus.
Há ainda três dos cinco reclusos por capturar.