NOW

"Consumo e venda de droga na Rua do Benformoso já acontecia antes da chegada de imigrantes", afirma redatora principal da Sábado

| 06 de Fevereiro de 2025 às 11:12
A carregar o vídeo ...

Ana Taborda

Ana Taborda esteve no NOW e falou sobre a reportagem da revista Sábado que mostra como foi viver numa"das ruas mais polémicas do país" durante uma semana.

Ana Taborda, a redatora principal da Sábado, esteve presente no NOW esta quinta-feira para falar sobre a reportagem de nove páginas que será  publicada na revista esta semana e retrata o modo de vida na Rua do Benformoso, em Lisboa.

A jornalista Cláudia Rosenbusch alugou um apartamento e viveu durante uma semana naquela que é considerada uma das ruas "mais polémicas do país", para sentir na pele a realidade local.

Segundo o relato da redatora, durante essa experiência, Cláudia Rosenbusch percebeu mudanças significativas na dinâmica da zona, como o desaparecimento de cafés portugueses, substituídos por estabelecimentos de outras nacionalidades, sobretudo asiáticos.

"Um residente chegou mesmo a comentar que, para beber uma meia de leite e comer umas torradas, é preciso ir até à Rua da Palma, um pouco mais longe", adiantou.

Para além dessas transformações, Ana Taborda conta que Cláudia Rosenbusch testemunhou a insegurança que se vive na área, tendo assistido a um assalto em plena luz do dia.

"Uma senhora que levantava a reforma no multibanco foi roubada e ficou sem dinheiro na conta", descreveu.

Ana Taborda explicou ainda que, na Casa da Covilhã, o medo levou a que os tradicionais fados, que antes se realizavam à noite, passassem a acontecer durante o dia.

Ainda assim, a criminalidade na zona não é um fenómeno recente e a redatora principal da Sábado sublinha que o consumo e venda de droga já aconteciam muito antes da chegada de imigrantes.