Utilização de emojis entre jovens
Para a psicóloga Raquel Ferreira é importante que os pais permaneçam atentos à utilização destes emojis. Refere que um telemóvel pode servir como uma porta para um mundo desconhecido.
A PSP lançou um alerta aos pais e encarregados de educação, sobretudo dos jovens dos 12 aos 15 anos, sobre os possíveis significados ocultos dos emojis utilizados nas mensagens entre adolescentes. Pedem atenção para o possível teor das conversas e avisam que alguns emojis podem mesmo ser uma ferramenta para facilitar crimes.
O símbolo de uma beringela, por exemplo, pode ser utilizado para fazer referência ao órgão sexual masculino. É o mesmo caso do emoji de uma flor, que serve para falar sobre o órgão sexual feminino.
Outras partes do corpo podem ser representadas por cerejas, uma bola de basquetebol ou um pêssego. Mas os exemplos não ficam por aí, também uma gota de água ou figuras de mãos em determinadas posições podem representar mensagens de teor sexual.
Estes caracteres são usados em conversas encriptadas ou simplesmente partilhados nas redes sociais, que, para além de simbolizarem cariz sexual, podem assumir o significado de tráfico ou consumo de drogas. Nesse âmbito são usados emojis de plantas, cavalos, cogumelos ou até mesmo bonecos de neve. O emoji de uma seringa ou um simples coração podem simbolizar o uso de heroína. A cannabis é frequentemente representada por emojis de folhas e a cocaína por símbolos de floco de neve ou um rosto a soprar. Para as anfetaminas usa-se o emoji de diamante.
Para a psicóloga Raquel Ferreira é importante que os pais permaneçam atentos à utilização destes emojis. Refere que um telemóvel pode servir como uma porta para um mundo desconhecido.
"Estamos a falar de um período da adolescência em que, muitas vezes, há a necessidade de fazer parte de qualquer coisa maior do que nós. E, portanto, deixamos de querer fazer parte da nossa rede primária e queremos começar a ter amigos, a ser uma referência e a ter uma voz ativa", explicou Raquel Ferreira ao NOW.