Corpo de refém entregue pelo Hamas pertence a estudante da Tanzânia

Beatriz Torrete | 06 de Novembro de 2025 às 18:34
A carregar o vídeo ...

Corpo de refém entregue pelo Hamas pertence a estudante da Tanzânia

O jovem foi raptado em Israel a 7 de outubro de 2023.

Israel já confirmou a identidade dos restos mortais de mais um refém entregue pelo Hamas. Joshua Loitu Mollel tinha 21 anos, quando foi morto. Estava a fazer um estágio agrícola no Sul de Israel quando homens liderados pelo Hamas cometeram o ataque a 7 de outubro de 2023.  

O estudante da Tanzânia foi capturado vivo e assassinado no Kibutz Nahal, pelo Hamas, que depois levou o corpo para Gaza. Israel já identificou o corpo e notificou a família. 

O Kibutz Nahal Oz disse, num comunicado, que estava de luto e que partilha profunda tristeza da família. Joshua deixa os pais e quatro irmãos.  

O regresso de Joshua significa que seis reféns mortos — cinco israelitas e um tailandês — ainda estão em Gaza. A entrega vai terminar com a primeira fase do acordo de cessar-fogo de Trump. 

Israel garante que vai continuar a fazer pressão para o Hamas devolver todos os reféns mortos, ao abrigo do acordo de cessar-fogo. Acrescenta que as autoridades israelitas não vão poupar esforços.  

Antes de entregar os restos mortais de Mollel à Cruz Vermelha em Gaza, o Hamas afirmou ter recuperado o corpo de um refém na parte leste da Cidade de Gaza. A procura pelos corpos aconteceu na zona da linha amarela e exigiu a coordenação com o exército de Israel por meio do Comité Internacional da Cruz Vermelha. Foi também necessária a ajuda de equipas egípcias com maquinaria pesada, que cavaram por quatro dias para o localizar o corpo.  

O grupo palestiniano tem reiterado que a recuperação dos corpos é complicada devido à devastação generalizada no território.  

Israel acusou, no entanto, os islamitas de atrasarem deliberadamente a entrega destes corpos para evitar abordar o seu desarmamento, uma questão que deverão discutir com os mediadores quando as negociações forem retomadas para a segunda fase do acordo.